Imagem: Vini Goulart
Robótica Educacional+
Projeto de Robótica - Centro Educacional Católica de Brasília - CECB - 2009
Sob a liderança do diretor Professor Enéas Portugal e com o apoio do coordenador de tecnologia Professor José Job, o Centro Educacional Católica de Brasília deu início a um projeto inovador: a implantação do Projeto de Robótica. Gerenciado por mim, Anderson Brito, o projeto visava integrar todos os componentes da educação básica, como: Matemáticas e suas tecnologias, Ciências Naturais e suas tecnologias, assim como o pensamento computacional e informática através da construção e programação de robôs, promovendo a interdisciplinaridade e desenvolvendo competências técnicas e analíticas nos alunos.
O projeto foi desenhado para contemplar o estudo de vários gêneros do conhecimento, interpretando-os e compreendendo-os por meio da robótica, oferecendo aos alunos uma aplicação prática dos conceitos de diferentes áreas do conhecimento.
A metodologia do projeto envolveu a confecção de robôs e suas aplicações em diferentes contextos. Cada área do conhecimento desempenhou uma função específica: realização de cálculos, verificação de medidas e programação dos robôs e etc. Após a confecção do material, foram delimitadas as funções de cada robô, como movimentos simples, intermediários, atingindo assim os objetivos estabelecidos.
Todo o material confeccionado foi exposto para os visitantes. Através de Oficinas de montagem de robôs com atividades lúdicas relacionadas ao tema que foram desenvolvidas, e o local da exposição foi caracterizado conforme o tema.
Todo o projeto resultou na criação de um livreto de instruções intitulado "Como Fazer Meu Robô?".
Para a realização do projeto, foram utilizados diversos materiais, incluindo os kits de montagem, ferros de soldar, alicates, fitas isolantes, computadores, tintas spray, cola quente, entre outros. Cada kit de montagem atendeu a quatro alunos, totalizando 16 alunos participantes por turma, com diversas turmas para o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e todo o Ensino Médio.
Com este projeto, queremos não só construir robôs, mas também ensinar coisas importantes sobre tecnologia e comunicação. O Projeto de Robótica proporciona uma experiência educativa rica e multidisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Nosso objetivo é gerar uma robótica útil e funcional para a sociedade, facilitando o trabalho dos seres humanos e atribuindo significado ao uso dessas tecnologias.
MEPRO
O MEPRO, sigla para "Meu Primeiro Robô", é um pequeno robô projetado para introduzir o estudo de robótica aos estudantes, tornando o aprendizado acessível, simples e envolvente. Este projeto foi desenvolvido pelo Professor Isaías, que atuou por muitos anos como coordenador e instrutor de eletrotécnica e eletrônica na Escola Técnica de Brasília. A ideia do MEPRO surgiu a partir de sua experiência, com o objetivo de criar um projeto inicial para alunos da educação básica em parceria, facilitando a interação e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas desde cedo.
O MEPRO é composto por três partes principais: uma mecânica e duas eletrônicas. A parte mecânica inclui duas caixas de redução, cada uma equipada com um motor DC. As partes eletrônicas consistem em um microcontrolador e um driver. Esse robô é programável para realizar diversos movimentos, como avançar, retroceder, virar à esquerda, virar à direita e parar, utilizando uma linguagem de programação bastante simples.
A simplicidade é uma das grandes vantagens do MEPRO. Não é necessário usar cabos especiais para programação, e ele opera com uma bateria de 9 volts e quatro pilhas pequenas do tipo AA. Além disso, é possível adicionar sensores de luz e toque, o que amplia as possibilidades de interação e experimentação. A montagem do MEPRO é fácil e não requer muita prática, o que o torna ideal para iniciantes.
Em resumo, o MEPRO tem como grande objetivo introduzir o estudo de robótica de maneira simples e lúdica, permitindo que os usuários adquiram conhecimento e habilidades fundamentais de forma prática e divertida.
Feira de ciências - TRANSFER
Após a implantação do projeto em 2009, delineamos, juntamente com os alunos, as metas e os projetos para apresentação na próxima feira de ciências da escola, chamada TRANSFER, que seria realizada em outubro de 2010.
Durante esse processo, decidimos desenvolver os seguintes projetos:
MEPROTuning
Este projeto tinha como objetivo readaptar as funcionalidades lógicas e os circuitos do MEPRO em um carrinho de controle remoto estragado. A ideia era fazer com que o carrinho conduzisse de forma autônoma, seguindo uma linha contínua sem a necessidade de um piloto, utilizando apenas as definições de um programador. O veículo seria apresentado em uma cidade construída especificamente para o evento. Infelizmente, devido à complexidade técnica, esse projeto não foi concluído a tempo para a feira.
(CMR) Cadeira Motorizada Robótica
O principal objetivo desse projeto era adaptar um joystick a um circuito, baterias e motores, permitindo que uma pessoa com deficiência motora tivesse autonomia para se locomover.
Todos os projetos envolveram a comunidade escolar, incluindo pais e alunos, na doação de materiais, componentes eletrônicos e outros recursos necessários. Os alunos trabalharam juntamente com a equipe educativa da escola, composta por coordenadores e professores de física, matemática e química, além de receberem apoio técnico especializado dos colaboradores responsáveis pela manutenção.
O resultado foi muito satisfatório no âmbito educativo, pois todos os projetos, desde a sua concepção, foram apresentados pelos alunos aos visitantes da feira.
Imagem: Arquivo Pessoal
Feira de ciências - TRANSFER
Em 2011 e 2012, nossos projetos se ampliaram bastante, e os alunos participantes do Projeto de Robótica decidiram pelos seguintes projetos:
Imagens: Arquivo Pessoal
Imagens: Arquivo Pessoal
(CMR) Cadeira Motorizada Robótica
Temos o orgulho de apresentar um dos nossos projetos mais empolgantes e transformadores: a Cadeira Motorizada Robótica, conhecida como CMR. Este projeto nasceu do desejo de melhorar o processo de locomoção para pessoas com deficiência ou incapacidade de movimentação, e o resultado foi uma verdadeira revolução em acessibilidade da nossa comunidade escolar.
A CMR é mais do que uma simples cadeira de rodas; é uma fusão de inovação e compaixão. Resgatada quase do descarte da escola, esta cadeira foi totalmente reciclada e transformada. Recebeu upgrade completo com bateria, motores potentes, um joystick adaptado, placas e circuitos eletrônicos avançados. Cada componente foi cuidadosamente selecionado e instalado para garantir que a CMR proporcionasse uma mobilidade suave e eficiente para seus usuários.
Este projeto inspirador durou cerca de três anos para ser concluído e foi desenvolvido inteiramente por alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio. O sucesso do projeto é um testemunho do poder do trabalho colaborativo e da dedicação incansável dos nossos jovens inovadores.
Tivemos o apoio inestimável da comunidade escolar, incluindo professores da nossa escola e da universidade, que trouxeram suas expertises em diversas áreas para orientar e auxiliar os alunos. Este projeto não só enriqueceu a experiência educacional dos estudantes, mas também uniu toda a comunidade em torno de uma causa nobre e significativa.
A CMR é mais do que um projeto; é uma prova viva de que, com criatividade, determinação e trabalho em equipe, podemos transformar desafios em oportunidades e criar soluções que realmente fazem a diferença na vida das pessoas.
VESP - Veículo Elétrico para Segurança e Patrulhamento
Quero apresentar um dos projetos mais empolgantes e inovadores que nossa equipe de robótica já desenvolveu: a VESPA, a primeira bicicleta elétrica de 1000 watts de potência com uma autonomia incrível de 120 km e uma velocidade máxima de 70 km/h. Com um tempo de recarga completo de apenas 6 horas, a BikeVolt representava na época o futuro da mobilidade sustentável.
A VESPA é equipada com um motor de 1000 watts no eixo traseiro, uma bateria em gel, e componentes, placas e circuitos desenvolvidos por fabricantes chineses. Seu principal objetivo é demonstrar que é possível substituir o uso de transportes que utilizam combustíveis fósseis por alternativas sustentáveis, integrando a mobilidade elétrica com a energia solar.
Nosso projeto foi concebido e desenvolvido inteiramente pela equipe sênior do Projeto de Robótica, com o apoio da equipe gestora e da direção da escola, com objetivo de disponibilizar o protótipo para uso da equipe de segurança da escola.
Além de construir a bicicleta, planejamos a instalação de um espaço de recarga com uma fonte de energia solar no campus da escola, mais precisamente na ECOVila, que hoje é conhecida como AGROVila.
A conclusão da VESPA gerou um grande entusiasmo na comunidade escolar. Durante a apresentação na TRANSFER, a curiosidade e a empolgação dos visitantes foram palpáveis. Os alunos que apresentaram o projeto compartilharam detalhes técnicos e demonstraram o funcionamento da bicicleta, gerando um interesse enorme em todos que participaram.
A VESPA (Veículo Elétrico para Segurança e Patrulhamento) não é apenas uma bicicleta elétrica; é um símbolo de inovação e sustentabilidade. Demostramos que é possível criar soluções ecológicas que não apenas ajudam a preservar o meio ambiente, mas também oferecem uma alternativa prática e eficiente para o transporte diário. Estamos orgulhosos de ter contribuído para um futuro mais verde e mais inteligente com este projeto inovador.
Imagem: Arquivo Pessoal