Imagem: star-technique-template-jpg com adaptações
A técnica STAR, acrônimo para Situação, Tarefa, Ação e Resultado, é uma metodologia amplamente utilizada em entrevistas de emprego e avaliações de desempenho.
Ela foi desenvolvida com o intuito de ajudar candidatos a estruturarem suas respostas de forma clara e concisa, demonstrando suas habilidades e experiências de maneira prática e compreensível.
Dimensões STAR+
S = Situação (Situation)
Objetivo: Descreva o contexto ou o cenário onde a situação ocorreu.
T = Tarefa (Task)
Objetivo: Explique qual era sua responsabilidade ou qual desafio você enfrentou.
A = Ação (Action)
Objetivo: Detalhe as ações específicas que você tomou para abordar a tarefa.
R = Resultado (Result)
Objetivo: Relate os resultados alcançados com suas ações, preferencialmente com dados mensuráveis.
Contexto Histórico
A técnica STAR emergiu como uma resposta às necessidades dos recrutadores e gerentes de recursos humanos de avaliar competências de forma objetiva e estruturada. Sua origem exata não é bem documentada, mas ganhou popularidade a partir da década de 1980, alinhada ao crescente foco em competências comportamentais nos processos de seleção e desenvolvimento de pessoal.
Objetivo
O principal objetivo da técnica STAR é fornecer uma estrutura que permita aos candidatos articularem suas experiências de forma lógica, evidenciando suas capacidades em resolver problemas, trabalhar em equipe e alcançar resultados. Ela é especialmente útil em entrevistas comportamentais, onde o entrevistador busca entender como o candidato lidou com situações específicas no passado como um indicativo de seu desempenho futuro.
Fonte: https://www.rhcenter.com.br/blog/o-que-e-a-tecnica-star-e-como-ela-auxilia-no-recrutamento-de-candidatos
Por que incluir a Técnica do Método STAR no meu Portfólio?
Incluir a Técnica do Método STAR no meu portfólio é essencial porque me permite demonstrar minhas habilidades de forma estruturada e lógica, facilitando a compreensão do meu impacto em situações profissionais.
Utilizando STAR, posso narrar minhas experiências de maneira clara e significativa, mostrando não apenas o que fiz, mas como e por que minhas ações foram eficazes.
Isso não apenas melhora a narrativa do meu portfólio, mas também aumenta minha credibilidade ao apresentar exemplos concretos de minhas competências e realizações.
Roteiro norteador para desenvolvimento das respostas
Situação
Descreva uma situação em que você enfrentou um grande desafio no trabalho.
Fale sobre um momento em que teve que trabalhar em um projeto com um prazo apertado.
Pode me contar sobre uma ocasião em que teve que lidar com um cliente difícil?
Tarefa
Qual era sua responsabilidade específica nessa situação?
O que era esperado de você nesse projeto?
Qual foi seu papel na equipe durante essa situação?
Ação
Quais ações você tomou para resolver o problema?
Que passos específicos você seguiu para completar a tarefa?
Como você abordou a situação para garantir um resultado positivo?
Resultado
Qual foi o resultado de suas ações?
Como suas ações impactaram a equipe ou o projeto?
Pode compartilhar os resultados específicos que alcançou? (Preferencialmente com dados ou métricas)
Imagem: https://edebe.com.br
1. Gestor de Tecnologia, Product Owner e Scrum Master
Implementação de Novos Sistemas e Treinamentos das Equipes
Situação:
A editora Edebê Brasil utilizava um sistema deficitário fornecido pela matriz na Espanha, gerando problemas sistêmicos e incompatibilidades com a realidade brasileira. Era necessário trocar o sistema e treinar a equipe para operar o novo software.
Tarefa:
Minha responsabilidade era liderar a troca do sistema, avaliar novos fornecedores e treinar a equipe de produção multimídia para operá-lo com eficiência.
Ação:
Realizei um estudo aprofundado das necessidades da editora e dos requisitos do novo sistema. Avaliei diversos fornecedores e escolhi o que melhor se adequava às nossas necessidades. Implementei o novo sistema e conduzi treinamentos intensivos para a equipe de produção multimídia, garantindo que todos dominassem a nova ferramenta. Além disso, participei do desenvolvimento de um sistema interno para publicação de livros digitais, focando em atender às necessidades específicas da editora.
Resultado:
O novo sistema foi implementado com sucesso, atendendo plenamente às necessidades da Edebê Brasil. A equipe de produção multimídia foi treinada de forma eficaz e agora opera o sistema com maestria. O desenvolvimento do sistema interno de publicação de livros digitais resultou em uma plataforma inovadora e adaptada às nossas demandas, aumentando significativamente a produtividade e a satisfação dos clientes internos e externos.
2. Gestor de Produção
Gerenciamento de Projetos com Prazo Curto
Situação:
Durante a mudança de gestão da editora, os prazos de produção dos materiais impressos e digitais foram drasticamente reduzidos, exigindo um gerenciamento eficiente dos projetos.
Tarefa:
Minha tarefa era gerenciar os projetos de produção dentro dos prazos apertados, assegurando a qualidade dos materiais.
Ação:
Elaborei um plano estratégico para otimizar o tempo e os recursos disponíveis, comunicando-me de forma clara e eficiente com a equipe, clientes internos e externos. Deleguei tarefas estrategicamente, aproveitando as habilidades de cada membro da equipe, e monitorei o progresso dos projetos constantemente, realizando ajustes conforme necessário para garantir o cumprimento dos prazos.
Resultado:
Conseguimos entregar todos os projetos de produção dentro dos prazos apertados, mantendo um alto nível de qualidade. A equipe se sentiu motivada e engajada, trabalhando de forma eficiente para alcançar os objetivos. Os clientes internos e externos ficaram satisfeitos com a qualidade dos materiais e o cumprimento dos prazos, fortalecendo a reputação da editora no mercado.
3. Supervisor de Produção Impressa
Assumir a Gestão da Produção Impressa com Experiência em Tecnologia
Situação:
Fui convidado a assumir a gestão da produção impressa, uma área na qual não possuía experiência prévia, utilizando minhas habilidades em tecnologia para otimizar o processo.
Tarefa:
Minha responsabilidade era gerenciar a produção impressa, otimizando o processo e garantindo a qualidade dos materiais.
Ação:
Dediquei-me a um aprendizado acelerado sobre a produção impressa, buscando conhecimento em livros, cursos e mentoria com especialistas. Analisei o processo de produção impressa e identifiquei oportunidades de otimização usando ferramentas tecnológicas. Implementei soluções para automatizar tarefas, reduzir custos e aumentar a eficiência. Automatizei tarefas repetitivas e manuais, liberando tempo da equipe para atividades mais estratégicas, e implementei rigorosos controles de qualidade para melhorar os materiais impressos.
Resultado:
O processo de produção impressa foi otimizado, resultando em maior eficiência, qualidade e custo-benefício. A equipe se sentiu motivada e engajada com as novas tecnologias e a otimização do processo. A produtividade aumentou significativamente, permitindo a entrega de mais projetos em menos tempo. Os custos de produção foram reduzidos, gerando economia para a editora, e a melhoria na produção impressa contribuiu para fortalecer nossa reputação no mercado.
Imagem: https://colegio.catolica.edu.br/brasilia/
1. Analista de Suporte
Automatizar Correções de Provas
Situação:
Assumi o cargo de analista de suporte no Centro Educacional Católica de Brasília e fui designado para automatizar o processo de correção de provas, que era manual e utilizava planilhas.
Tarefa:
Era esperado que eu assimilasse o treinamento e automatizasse o processo para reduzir custos e erros manuais.
Ação:
Realizei cursos previstos e busquei parcerias iniciais para automação e integração de sistemas. Desenvolvi integrações entre sistemas que permitia correções automáticas, reduzindo a dependência de pessoal e eliminando erros humanos.
Resultado:
Reduzimos o tempo de correção de provas de uma semana para um dia, independentemente do tamanho das provas.
A quantidade de pessoas envolvidas no processo foi drasticamente reduzida e os erros humanos foram eliminados.
As notas passaram a ser importadas automaticamente, reduzindo o tempo de lançamento de três dias para alguns segundos.
2. Gerente de Projeto
O desafio de implantar e gerir a Robótica Educacional
Situação:
Fui convidado para implantar e gerenciar o Projeto de Robótica Educacional no Centro Educacional Católica de Brasília. O grande desafio foi a falta de interesse inicial dos professores de física e matemática.
Tarefa:
Minha responsabilidade era garantir que os professores tivessem os recursos necessários para a implantação e desenvolvimento do projeto.
Ação:
Interagi com a coordenação de tecnologia e direção para buscar parcerias externas. Paralelamente, busquei capacitações específicas em programação, robótica e projetos educacionais que pudessem ser aplicados na nossa realidade.
Resultado:
Conseguimos fechar uma parceria com a Escola Técnica de Brasília, adaptando um projeto Open Source. Além disso, analistas de suporte do centro educacional assumiram a função de instrutores. Em três anos, desenvolvemos projetos inovadores, como cadeiras de rodas automatizadas e bicicletas elétricas, aumentando a visibilidade da escola e atraindo novas matrículas.
3. Gerente de Tecnologia
Reorganizar a estrutura de Áudio, Vídeo e Telefonia
Situação:
Recebi o desafio de assumir a gestão da tecnologia de áudio, visual e telefonia do Centro Educacional Católica de Brasília.
Tarefa:
Meu papel inicial foi entender os desafios dessas áreas na escola e listar os principais problemas.
Ação:
Após análise, detectei que a estrutura de áudio e visual estava estável e integramos ao departamento de comunicação. A telefonia, no entanto, estava desorganizada. Articulei com fornecedores e provedores de serviços para reorganizar a estrutura física e lógica da telefonia fixa e móvel.
Resultado:
Integramos a gestão de áudio e vídeo ao departamento de comunicação.
Na telefonia móvel, reduzimos custos e aumentamos alguns privilégios com novas parcerias.
Na telefonia fixa, reduzimos custos operacionais e estabelecemos um contrato de manutenção semanal. Essas ações dinamizaram os atendimentos e reduziram significativamente os chamados relacionados a problemas de telefonia, inclusive ampliando a rede de ramais.
Imagens: https://www.instagram.com/senai_df/ e https://www.sinprodf.org.br/
1. Instrutor de Informática Operador de Micro
O desafio permanência e engajamento
Situação:
No início do projeto no SENAI-DF, tive a responsabilidade de ministrar aulas de informática básica para professores aposentados do Distrito Federal em parceria com o SINPRO-DF.
No primeiro dia de aula, encontrei professores com idade mínima de 82 anos e muita dificuldade com o manuseio de computadores, enfrentando medo e receio.
Tarefa:
Além de lecionar informática básica, precisei lidar com a alfabetização digital dos professores e superar seus medos tecnológicos.
Ação:
Para resolver isso, solicitei à coordenação do SENAI-DF autorização para desmontar um computador na aula seguinte, permitindo que os alunos vissem e tocassem as partes internas do micro. Isso ajudou a reduzir o medo e aumentar a familiaridade com o equipamento. Em seguida, criei uma gincana entre as turmas da manhã e da tarde para tornar o aprendizado prático e engajador.
Resultado:
Os alunos passaram a manusear computadores com mais confiança, relatando que conseguiram colocar equipamentos em uso em casa. Além disso, a gincana aumentou o engajamento e o companheirismo, resultando em uma lista de espera para três novas turmas. O Polo no Gama tornou-se um exemplo de sucesso no Distrito Federal.
2. Instrutor de Informática PowerPoint
Tempo menor e alto índice de desistência
Situação:
Após o sucesso no SINPRO-DF no Gama, fui convidado pelo SENAI-DF para ministrar um curso de PowerPoint no SIG. O público-alvo era variado e o prazo de desenvolvimento do curso era três vezes menor que o anterior.
Tarefa:
Era esperado que eu aumentasse o engajamento dos alunos e garantisse a conclusão do curso dentro do prazo apertado.
Ação:
Compreendi o perfil dos alunos e identifiquei suas motivações. Propus um projeto integrado com o curso de fotografia, que tinha poucos alunos. Convenci o instrutor de fotografia a colaborar, permitindo que os alunos dos dois cursos trabalhassem juntos, aumentando o interesse e a interação entre as turmas.
Resultado:
O projeto integrado foi um sucesso, com todos os alunos dos dois cursos inscrevendo-se nas turmas futuras do outro curso.
A coordenação do SENAI-DF elogiou a iniciativa, destacando o aumento de engajamento e permanência dos alunos.
Essa abordagem inovadora gerou um impacto positivo e reconhecimento para o centro.
3. Instrutor de Informática Muito além que ensinar
Lidando com uma aluna com impedimento para cursar
Situação:
Durante o curso de Operador de Micro no SINPRO-DF do Gama, uma aluna solicitou permissão para que sua filha com Síndrome de Down participasse das aulas com ela, o que não era previsto inicialmente.
Tarefa:
Meu papel foi ser empático e encontrar uma solução que atendesse a aluna e mantivesse o engajamento da turma.
Ação:
Levei o problema à coordenação do Polo e obtive autorização para incluir a filha da aluna nas aulas. Comuniquei a decisão à turma, que aceitou de bom grado. Durante o curso, dei atenção especial à aluna e sua filha, garantindo que ambas participassem ativamente das aulas.
Resultado:
A inclusão da filha da aluna foi um sucesso, gerando um impacto positivo na turma e na própria aluna. Ao final do curso, a filha conseguiu digitar seu primeiro nome, um feito comemorado por todos. O caso ganhou destaque nas redes de comunicação do SINPRO-DF, mostrando o compromisso com a inclusão e a educação de qualidade.
Imagem: https://claret.org.br/educacao/1/claretiano-centro-educacional-stella-maris
1. Secretário Operacional
Enfrentando o desafio de Marketing
Situação:
Durante meu tempo como Secretário Operacional no Centro Educacional Stella Maris, em Brasília, enfrentei o grande desafio de aprender sobre marketing de forma rápida para implementar um processo divulgativo eficaz para o Polo.
Tarefa:
Minha responsabilidade principal era lidar com tarefas administrativas, de secretaria e financeiras, mas, devido à necessidade emergente, precisei também dominar aspectos de marketing.
Ação:
Realizei uma busca intensiva por aprendizado sobre marketing e organizei reuniões com fornecedores para entender os custos e o mercado de propaganda. Em apenas uma semana, compilei todas as informações necessárias e apresentei uma proposta detalhada à coordenação para aprovação da campanha de dois meses.
Resultado:
No primeiro semestre, tivemos apenas 55 alunos matriculados, mas após a implementação das estratégias de marketing no segundo semestre, conseguimos aumentar para 245 alunos efetivos, distribuídos em sete turmas, demonstrando a eficácia das ações de marketing e resultando em um crescimento significativo do Polo.
2. Secretário Acadêmico
Treinamento com prazo curto
Situação:
Durante uma viagem à sede do Centro Universitário Claretiano em Batatais, São Paulo, participei de um treinamento intensivo de dois dias, essencial para a implementação imediata no Polo de Ensino à Distância em Brasília.
Tarefa:
Era esperado que eu assimilasse todo o conteúdo do treinamento e aplicasse de forma precisa e eficiente no Polo na semana seguinte, sem margem para erros.
Ação:
Montei diversos checklists detalhados durante o treinamento, organizando todas as informações e procedimentos necessários para garantir a agilidade e precisão no atendimento. Após retornar, implementei os novos procedimentos com a equipe do Polo.
Resultado:
Antes do treinamento, o tempo médio de espera para atendimento era de cerca de uma hora. Após a implementação dos novos procedimentos, reduzimos o tempo de espera para dez minutos, melhorando significativamente a eficiência e a satisfação dos alunos.
3. Secretário Financeiro
Lidando com um Cliente difícil
Situação:
Um cliente enfrentava um problema de atendimento remoto, sendo transferido de setor para setor sem resolução. Embora não fosse minha responsabilidade direta, assumi o caso para garantir a satisfação do cliente e a reputação do Polo.
Tarefa:
Minha tarefa era resolver o problema do cliente e evitar que ele abandonasse o Polo, demonstrando empatia e eficiência.
Ação:
Recolhi todas as informações e documentações relacionadas ao caso e entrei em contato com a coordenação do Polo para obter autorização para resolver o problema. Em seguida, coordenei com os setores responsáveis na sede para garantir que o cliente recebesse um atendimento adequado.
Resultado:
Conseguimos resolver o problema do cliente, o que resultou em um agradecimento pela atenção personalizada. No semestre seguinte, o cliente matriculou seus dois filhos na nossa instituição, aumentando nossa base de alunos e reforçando a confiança no atendimento do Polo.