Neste evento que participei entre 2012 a 2013 no Brasil, tinha como principal objetivo promover o uso de tecnologias na educação, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Durante esses anos, o evento reuniu educadores, gestores, especialistas em tecnologia e demais profissionais da área educacional para discutir e apresentar soluções inovadoras para o ambiente escolar.
Apresentação de novas tecnologias educacionais: O Interdidática proporcionava um espaço para empresas e desenvolvedores apresentarem suas soluções tecnológicas voltadas para a educação, incluindo softwares educacionais, aplicativos, plataformas de ensino online, entre outros.
Palestras e debates: O evento oferecia uma programação de palestras, mesas-redondas e debates sobre temas relevantes para a educação e tecnologia, como o uso de dispositivos móveis na sala de aula, a gamificação do ensino, a inclusão digital, entre outros.
Capacitação de profissionais: Além das palestras e exposições, o Interdidática também promovia workshops e cursos de capacitação para educadores interessados em aprender mais sobre o uso de tecnologia no contexto educacional.
Networking e troca de experiências: O evento proporcionava um ambiente propício para o networking entre profissionais da área educacional, permitindo a troca de experiências e a construção de parcerias entre escolas, instituições de ensino e empresas do setor de tecnologia.
A Interdidática buscava fomentar o uso criativo e eficiente de tecnologia na educação, visando aprimorar a qualidade do ensino e promover a inovação pedagógica no Brasil.
O objetivo do evento foi proporcionar uma abordagem diferenciada, oferecendo uma experiência imersiva na qual pude testar profundamente as novas tecnologias e compreender seus benefícios, metodologias e dinâmicas. Nestes dois dias repletos de conteúdo, experiências imersivas e oportunidades de networking, estive com profissionais da Educação, como professores, gestores, diretores e coordenadores, conhecendo as inovações mais recentes da área. Além das trilhas sobre Ensino Público Criativo, Educação 4.0, Matemática do Futuro e outros temas, tive acesso a palestras e oficinas sobre Educação Inovadora, Movimento Maker, Letramento Digital, Liderança e Inovação, entre outros.
Neste evento, pude perceber que o papel dos professores está passando por transformações significativas. As salas de aula estão se adaptando para integrar tecnologias emergentes, como realidade aumentada e inteligência artificial. Nesse contexto, a aprendizagem precisa acompanhar o ritmo do mercado, e os tradicionais programas de MBAs e pós-graduações podem não atender às demandas futuras. As Edtechs estão ganhando destaque. Com modelos de negócio inovadores e soluções tecnológicas, essas empresas podem ser fundamentais para tornar nosso sistema educacional mais competitivo. Com base nessa perspectiva, decidi participar da EdTech Conference 2019, promovida pela StartSe: a era da educação 3.0 chegou. O evento ocorreu em 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo, onde reuniu professores, gestores, empreendedores e outros profissionais do setor educacional para discutir o papel das escolas em um mundo em que a informação está disponível com um simples clique. Neste evento, renomados educadores e empresários compartilharam suas visões. Dentre eles, temos Emilio Munaro, diretor de desenvolvimento global do Instituto Ayrton Senna; Rodolfo Bertolini, CEO do Centro Universitário Celso Lisboa; e Débora Garofalo, reconhecida como uma das 50 melhores professoras do mundo pelo Global Teacher Prize, também conhecido como "Nobel da Educação".
A Bett Educar é um dos maiores eventos de educação da América Latina, reunindo profissionais, gestores, empresas e especialistas para discutir e promover a inovação na educação. Em 2019, a Bett Educar no Brasil teve como objetivo principal proporcionar um ambiente de networking e aprendizado, onde os participantes pudessem trocar experiências, conhecer novas tecnologias e discutir tendências educacionais. O evento ofereceu palestras, workshops, exposições de produtos e serviços educacionais, além de oportunidades de capacitação para professores e gestores escolares. A proposta da Bett Educar na época era promover a transformação digital na educação, apresentando soluções e práticas pedagógicas inovadoras, capacitando educadores para o uso efetivo da tecnologia em sala de aula e debatendo os desafios e oportunidades da educação do século XXI.
Participei do Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores da Universidade Católica de Brasília, onde especialistas renomados discutiram os desafios e as oportunidades na educação moderna. Abordagens inovadoras, como o uso de novas tecnologias na formação de professores na Noruega, os incentivos para docentes no Chile e a valorização da Educação Infantil na Austrália, foram apresentadas. Estes insights ressaltam a necessidade urgente de valorizar a profissão docente e enfrentar questões como a evasão escolar e a desigualdade social. Não perca a oportunidade de se inspirar e contribuir para a transformação da educação! Saiba+
Recentemente, tive o prazer de participar de um Seminário do Núcleo de Extensão oferecido pela Universidade Católica de Brasília, organizado pelo Prof. Dr. Célio da Cunha, titular da disciplina Pensamento Pedagógico e Políticas de Educação, do Curso de Mestrado e Doutorado em Educação, que abordou o tema "Antropologia Educacional", proferido pela Dra. Karina Limonta Vieira (Universidade de Leipzig - Alemanha). Os encontros ocorreram entre os dias 14 e 28 de maio e 4 e 11 de junho de 2024.
A Profa. Dra. Karina Limonta Vieira, da Universidade de Leipzig, concentra suas pesquisas no campo da Antropologia Educacional. Sua tese e seus trabalhos refletem sobre a construção do conhecimento neste campo no Brasil, utilizando a Análise de Conteúdo Hermenêutica e a Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã como principais abordagens metodológicas.
Na obra "Antropologia da Educação: levantamento, análise e reflexão no Brasil", Vieira aborda as tensões e ambiguidades presentes na constituição da Antropologia da Educação no país, evidenciando que muitas vezes este campo é percebido como uma "Antropologia Escolar" mais do que uma verdadeira interseção entre antropologia e educação. Ela questiona se é possível que educadores, sozinhos, possam construir uma Antropologia da Educação ou se seria mais eficaz uma abordagem interdisciplinar que envolva tanto antropólogos quanto educadores, superando barreiras teóricas e metodológicas.
O trabalho de Vieira destaca a importância de uma perspectiva interdisciplinar e critica a falta de clareza e consenso sobre o que constitui a Antropologia da Educação. Através de uma análise cuidadosa dos discursos de educadores e antropólogos, Vieira propõe uma reflexão profunda sobre as práticas educacionais e a aplicação da Antropologia no contexto educacional brasileiro, visando iluminar e resolver os impasses existentes no campo.
Os encontros foram muito esclarecedores sobre o tema e ampliaram significativamente meu conhecimento. Agradeço à UCB, ao Prof. Dr. Célio da Cunha e a toda a sua equipe, bem como à Profa. Dra. Karina Limonta Vieira, por esta valiosa oportunidade.